PESQUISA: OPINIÃO DO LEITOR


Pouco depois de o Jornal Costa Norte ter publicado uma pesquisa de opinião eleitoral, como não deixaria de ser, houve aplausos, ranger de dentes, desconfianças e tentativas de desconstrução. Postagens mais recentes nas redes sociais pedem inclusive para que desconsiderem as pesquisas e há uma tentativa de se conduzir a atenção das pessoas para outras coisas. A reação é natural, especialmente para um período de pré-campanha - onde percebe-se que novamente não será uma disputa polarizada.

Normalmente, quem pontua relativamente bem acha perfeita a pesquisa; quem se situa melhor se silencia e diz que é cedo; que pontua menos diz que é bom sinal porque os trabalhos estão apenas começando. Os argumentos se multiplicam. Faz parte do jogo. Recebi incontáveis manifestações, amigáveis, raivosas, questionadoras, enfim. Gosto demais dessa participação. A pesquisa não foi feita sob minha encomenda, mas do jornal; eu apenas teci um breve comentário sobre a publicação. 

Um dentre estes muitos leitores sempre antenados fez um comentário que achei pertinente e vou reproduzir


Comentário do Leitor
Ezequias - Jaraguá

Caro Adelson, fiz uma rápida pesquisa no sistema do TSE - (chama-se PesqEle) onde constam todas as pesquisas registradas este ano. No Estado de SP, até o momento, só foram registradas 21 pesquisas, envolvendo dez institutos diferentes. A maior parte deles (seis institutos) só registraram até agora uma pesquisa: Limite (Rio Claro); Opinião (Cotia); Perfil (São Sebastião); Ibope (Barueri); JEO (São Caetano do Sul) e DADO (Barretos). Um instituto registrou duas pesquisa: Cruz Consulting (Guarulhos e Ribeirão Preto); Um registrou três pesquisa: M.A.S. (Cotia, Barueri e Itapevi). Um registrou quatro pesquisas: Sebram (Itapevi, Mairinque, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba). e Um instituto registrou seis pesquisas: F.L.S. (Louveira, Cabreúva, Itupeva, São Bernardo do Campo, Jundiaí e Santo André).

Considerando um universo de 640 municípios, o Instituto Perfil só registrou este ano uma pesquisa. O IBOPE, renomado e conhecido, está na mesma situação. Isso simplesmente se deve ao fato de que a corrida eleitoral está apenas começando. Gosto de seu blog e do conteúdo, mesmo discordando de bastante coisa...
-
22horas    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"